Duplo fator de autenticação no PJe com SSO
Comunicado
Em 06 de setembro de 2023, o Departamento de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Justiça enviou o Ofício-circular N. 18, a todos os dirigentes de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário Brasileiro acerca da inclusão do duplo fator de autenticação com utilização de e-mail tanto nas soluções da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br), como no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), informando que a partir de 11 de setembro de 2023, a referida funcionalidade estará configurada a todos os clientes do serviço autenticação única Single Sign-On (SSO) dessas duas soluções tecnológica.
Motivação
A implementação surgiu diante da necessidade constante de aprimoramento e elevação do nível de segurança aplicado ao sistema.
Como funciona no PJe
Ressalta-se, desde logo, que a alteração foi realizada apenas no processo de autenticação e exclusivamente do lado do serviço SSO, sem qualquer necessidade de alteração no sistema PJe.
O usuário que se autenticar no PJe pela primeira vez, seja por certificado digital ou CPF e senha, receberá um código de autenticação no seu e-mail cadastrado no sistema para validação. Contudo, o segundo fator de autenticação funcionará apenas quando os usuários tiverem seus e-mails cadastrados no PJe com as terminações jus.br e gov.br, conforme exemplo abaixo:
Após o digitar o código recebido por e-mail e clicar em validar, seu acesso será concedido exatamente da mesma forma como já funciona atualmente.