PJeOffice Pro
O PJeOffice é um software disponibilizado gratuitamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para acesso ao PJE via certificado digital e assinatura eletrônica de documentos. É destinado tanto ao público interno (servidores e Membros do Poder Judiciário) quanto ao público externo (advogados, procuradores, defensores públicos, membros do Ministério Público, peritos, tradutores, intérpretes, etc.).
A ferramenta é atualmente desenvolvida no âmbito do CNJ em grupo de trabalho sob a coordenação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
Direto ao assunto
1. O que faz da versão PJeOffice Pro ser diferente da sua antecessora?
A solução PJeOffice Pro foi enriquecida com funções de escritório, melhorias de usabilidade, eficiência, estabilidade e segurança. Um descritivo completo com todas as funcionalidades oferecidas pela solução que a diferencia da versão anterior pode ser acessado 👉 aqui. Confira você mesmo! 👍
2. O PJeOffice Pro funciona em todas as instâncias do PJe do país sem exigir quaisquer atualizações dos respectivos frontends/backends?
Sim! A versão PJeOffice Pro foi escrita com esforço para assegurar total compatibilidade com todas as instâncias do sistema PJe do país e demais soluções que atualmente fazem uso do PJeOffice em produção hoje. Em outras palavras, todas as funcionalidades que estavam disponíveis na versão atual passaram por aprimoramentos significativos e estão disponibilizadas na versão Pro também.
3. Há melhorias a serem aplicadas nos componentes de frontends/backends do país?
Sim! Para aprimorar a flexibilidade e segurança da plataforma PJe no contexto do assinador, foi implementada uma nova API de integração em JavaScript que acomoda os mais recentes protocolos de comunicação entre navegadores e servidores HTTP(s) nas interações entre o componente de frontend/backend e a solução de assinatura. Portanto, embora a versão Pro do assinador possa ser imediatamente utilizada sem necessidade de atualizações imediatas dos componentes de frontend/backend, é fundamental destacar que tais componentes deverão ser atualizados para incorporar essas melhorias. Um período será fornecido para permitir a adaptação e a integração eficaz da nova API em ambiente de produção.
4. Quais subtipos de versões do PJeOffice Pro existem?
Os subtipos de versões do assinador estão ligados aos escopos de uso específicos, quais sejam:
User:
Um subtipo user é sufixado com a letra 'u' (exemplo: v2.5.9u) e corresponde à versão do assinador que deve ser utilizada pelos usuários finais. Este subtipo possui alguns requisitos de segurança dependentes do backend, ou seja, embora o PJeOffice Pro seja compatível com todas as instâncias de PJe do país, alcançará sua segurança máxima apenas em backends atualizados. O uso efetivo do assinador PJeOffice Pro por todos os tribunais do país juntamente com a aplicação das atualizações de segurança nos seus respectivos componentes de frontends/backends, permitirão uma atualização automática do assinador de modo a tornar os seus requisitos de segurança completamente independentes do backend.
O download deste subtipo pode ser realizado na página do projeto
Dev:
Um subtipo dev é sufixado com a letra 'd' (exemplo: v2.5.9d) e corresponde à versão do assinador mais adequada ao desenvolvedor de software. Este subtipo é capaz de alternar, a critério do programador, dinamicamente o seu comportamento de modo que o desenvolvedor possa compreender e testar o seu funcionamento no cenário de frontend/backend atualizados e no cenário de frontend/backend desatualizados. Além disso o subtipo dev acompanha uma bancada de depuração que permite visualizar as requisições que chegam ao assinador e que saem dele - um cenário prático para testes e identificação de bugs.
O download deste subtipo pode ser realizado aqui.
5. Onde posso encontrar a documentação da API de integração mencionada nas perguntas anteriores?
A versão de subtipo dev acompanha a documentação integral da API javascript de integração enriquecida com exemplos interativos e completos de uso que guiarão os desenvolvedores de software de cada Tribunal a atualizarem os seus respectivos frontends/backends a fim de contribuir na segurança do mecanismo de assinatura da plataforma PJe.
A documentação pode ser lida no Guia do Desenvolvedor, acessível a partir do menu PJe (bandeja do windows) > Sobre > Guia do Desenvolvedor conforme figura que segue:
6. É possível utilizar o assinador PJeOffice Pro para atender demandas por assinaturas em aplicações não relacionadas ao PJe?
A solução PJeOffice Pro foi escrita de modo a possibilitar sua utilização por qualquer aplicação. Atualmente, porém, está limitada ao atendimento de qualquer solução desde que hospedada em domínios *.jus.br, *.mp.br, *.gov.br, *.def.br
Contacte o CNJ para maiores detalhes.
7. Já li toda a documentação mas estou com algumas dúvidas. Onde posso receber novas orientações?
Um canal de comunicação que pode ser utilizado é o RocketChat. Demandas/issues relacionadas ao assinador devem ser criadas pelo Jira. Adicionalmente, sugestões, elogios, críticas ou dúvidas podem ser enviadas para o e-mail pjeoffice@trf3.jus.br.
Para minimizar o tempo de respostas aos questionamentos, por gentileza, enriqueça-os com o maior número de informações (prints, vídeos, notas, etc.) que enteder que poderá ajudar na compreensão e acurácia das respostas desejadas, além de organizar suas idéias. A relevância das suas dúvidas conduzirá à ampliação natural desta documentação no sentido de multiplicar o conhecimento sobre a ferramenta e evitar questionamentos repetidos 👍.
8. Já realizei a integração com o assinador segundo a nova API Javascript. Posso entender que os trabalhos foram concluídos?
Não! A conclusão dos trabalhos se concretiza com a disponibilização de um endpoint a ser publicado pelo backend e que será automaticamente consumido pelo assinador. O endpoint deve ser disponibilizado no caminho /pjeofficepro segundo padrão de URI que segue:
https://domínio-do-pje/contexto-raiz-do-pje/pjeofficepro
Este endpoint /pjeofficepro deverá retornar a string literal ‘1’ (sem aspas e plaint/text). De maneira geral ele sinalizará ao assinador que os trabalhos de integração com a nova API foram concluídos de forma a instruí-lo a rejeitar a forma de comunicação obsoleta antes existente para aquele domínio específico.
Vale destacar que o endpoint /pjeofficepro supracitado será consumido apenas durante o período de transição do assinador PJeOffice para o PJeOffice Pro, ou seja, o fim absoluto do suporte ao assinador PJeOffice atualmente em produção com sua “declaração de descontinuidade” permitirá a exclusão deste endpoint em definitivo.