Esse conteúdo foi migrado integralmente da antiga Wiki do PJe, e suas informações podem estar desatualizadas.
Página Principal
O PJe, Processo Judicial Eletrônico, é um sistema de tramitação de processos judiciais cujo objetivo é atender às necessidades dos diversos segmentos do Poder Judiciário brasileiro (Justiça Militar da União e dos Estados, Justiça do Trabalho e Justiça Comum, Federal e Estadual).
O projeto é resultado da união de requisitos definidos pela Justiça Federal com as revisões empreendidas no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a fim de assegurar a possibilidade de utilização nos diversos segmentos. É um software elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça a partir da experiência e com a colaboração de diversos tribunais brasileiros.
O objetivo principal do CNJ é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais pelos magistrados, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.
Além disso, o CNJ pretende convergir os esforços dos tribunais brasileiros para a adoção de uma solução única, gratuita para os próprios tribunais e atenta para requisitos importantes de segurança e de interoperabilidade, racionalizando gastos com elaboração e aquisição de softwares e permitindo o emprego desses valores financeiros e de pessoal em atividades mais dirigidas à finalidade do Judiciário: resolver os conflitos. Mais informações no site do CNJ.
Recentemente a Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Infraestrutura do Conselho do CNJ atualizou o Relatório de Gestão do PJe. Publicado no Portal do CNJ, o Caderno PJe, além de apresentar as informações mais recentes sobre a implantação do Processo Judicial Eletrônico nos tribunais brasileiros, elenca também outras soluções desenvolvidas pelo CNJ.
Atualmente, o PJe se encontra em funcionamento nos tribunais de Justiça TJPE, TJRN, TJRO, TJMG, TJMT, TJMA, TJPB, TJBA, TJCE, TJPI, TJDFT, TJES e TJPA. Informações pertinentes podem ser localizadas em PJe na Justiça dos Estados e no DF.
Também utilizam a ferramenta os seguintes tribunais de Justiça Militar Estadual (TJMMG e TJMSP), os 24 tribunais regionais do Trabalho (TRTs), além do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o da 3ª Região (TRF3) e o da 5ª Região (TRF5). Na Justiça Eleitoral o PJe está instalado em todos os tribunais (Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os TREs), assim como nas zonas eleitorais.
Comunicado URGENTE sobre Novos certificados ITI-Brasil
-
A lista de cadeias de certificados ITI-Brasil foi atualizada e o sistema precisa de um tratamento novo específico detalhado aqui:
-
Correção cadeia certificado ITI
Correção cadeia certificado ITI
Atualização crítica da cadeia de certificados do ITI
Introdução
Uma recente atualização do ITI adicionou novas autoridades certificadoras, que requerem mudanças nas bibliotecas utilizadas pelo PJe para validação de certificados.
Novas Autoridades Certificadoras
-
Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v6
-
Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v7
Problemas Identificados
- Incompatibilidade do PJe com novas autoridades devido a mudanças de algoritmo de validação.
Soluções Propostas
-
Atualização de Bibliotecas: Alterações na
icpbr-util
e dependências dobouncycastle
. -
Alterações no
pom.xml
: Substituir a versão antiga daicpbr-util
pela nova versão1.0.15b
.
Passos para Implementação
-
Atualizar o arquivo
intermediarias.zip
. -
Aplicar os commits necessários se a versão do PJe for anterior à 2.0.1.0.
-
Atualizar o
pom.xml
com a nova versão daicpbr-util
. -
Realizar o build e subir a aplicação.
Verificação
- Testar login com certificado digital para validar as mudanças.
Links Úteis
Guias Pje
Usuários externos
As informações aqui se destinam a esclarecer os usuários externos do PJe, ou seja, advogados, cidadãos, peritos etc.
Usuários internos
As informações aqui se destinam a esclarecer os usuários internos do PJe, ou seja, servidores, magistrados, etc.
-
Manual de referência - Este documento contém os principais conceitos do PJe, de telas e negociais, assim como orientações sobre cadastros básicos (menu Configurações).
-
Configuração inicial - Este documento contém as configurações básicas necessárias para que o PJe seja utilizado após sua instalação.
-
Roteiros de configuração e utilização - O PJe tem seu funcionamento consideravelmente alterado em função de configurações realizadas utilizando o próprio sistema. Além disso, determinadas funcionalidades têm passos distribuídos em diversos pontos do sistema. Esta seção se destina a conter roteiros de configuração e utilização das funcionalidades mais frequentemente acessadas do sistema, de forma a agrupar todos os passos necessários para deixá-las operacionais.
-
Orientações para desenvolvimento de fluxos - O PJe tem como sua principal característica a definição da tramitação processual através de fluxos configurados via sistema. Esta seção se destina a dar orientações para desenvolvimento desses fluxos.
-
Guia de homologação - Documento que tem como objetivo informar aos tribunais aderentes ao projeto de desenvolvimento do sistema Processo Judicial Eletrônico – PJe que passos devem ser seguidos para concretização dessa homologação e implantação do sistema em regime de piloto em seus tribunais.
-
Instruções para abertura de issues no Jira - O PJe tem como ferramenta de controle de demandas o Jira. As pendências abertas no Jira devem conter um nível de detalhamento suficiente para o entendimento da demanda. Este documento se destina a padronizar a escrita das demandas.
-
PJe Estatístico - Seção destinada à utilização dos dados estatísticos do PJe.
Gestores
Aqui se encontram informações destinadas aos gestores envolvidos no PJe.
-
Implantação - Este documento se destina a descrever os passos que um tribunal deve seguir para realizar a implantação do PJe. Ela contém também os links para documentos oficiais que determinam a cooperação entre alguns tribunais e o CNJ para o desenvolvimento do PJe.
-
Versões do PJe - Esta seção se destina a explicitar as principais funcionalidades liberadas em cada versão do PJe, assim como datas de liberação.
-
Gestão - Esta seção se destina a agregar informações de gerenciamento do PJe. Aqui também serão entradas as atas das reuniões do comitê gestor do sistema.
-
Soluções de Problemas - Este documento destina-se a centralizar e documentar as soluções encontradas para o funcionamento do sistema.